BFRP Geral Blog Doc. Eventos

Sistema Floral de Bach*

O Sistema Floral de Bach consiste num conjunto de 38 Essências Florais (1) elaborados única e exclusivamente com flores silvestres, água mineral natural e um volume infinitesimal de puro Brandy (5% a 20º) servindo de conservante.

Este Sistema Floral foi descoberto e criado por Edward Bach um herbalista, médico, bacteriólogo, patólogo e pesquisador homeopata britânico entre 1928 e 1935.

Definiu a doença como sendo um conflito entre o corpo e a individualidade, correspondendo a cada doença física um sofrimento psicológico que bastaria reequilibrar para atingir a cura.

Como consequência da harmonia emocional o corpo físico beneficia de maneira direta com o melhoramento da saúde num processo de autocura e abertura da consciência individual.

As Essências Florais (2) agem transformando o aspeto negativo da nossa personalidade em positivo, não visando o sintoma mas a causa emocional que o desencadeou.

Emocionalmente classificou e ordenou as suas Essências Florais nos seguintes tipos:

  • para o medo.
  • para a indecisão.
  • Para a falta de interesse no presente.
  • Para a solidão.
  • Para a sensibilidade a influencias externas.
  • Para o desalento ou desespero.
  • Para a excessiva preocupação.

Os florais de Bach são utilizados de maneira preventiva em caso de sintomas ou complementando outras terapias.

Podem ser utilizados por pessoas de todas as faixas etárias, não têm contraindicações, efeitos colaterais nem interação medicamentosa.

(1) Um dos 38 (Rock Water) é elaborado com agua de nascente indicada ter propriedades curativas.

(2) Designação dada por Dr. Edward Bach aos seus preparados de soluções liquidas.

O.M.S.

A Organização Mundial de Saúde define “saúde” como “um estado completo de bem-estar físico, mental, emocional, social e não somente ausência de afecções e enfermidade.” (1).

Esta visão holística é partilhada e explorada pelo Sistema Floral de Bach.

A Terapia Floral é tida pela Organização Mundial de Saúde desde 1976 através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), na importância da chamada medicina não convencional, considerada como prática voltada à saúde, ao equilíbrio vital do homem.”(2).

Os remédios florais parecem trabalhar segundo o mesmo princípio da homeopatia – eles transmitem um padrão de energia. Eu próprio, em minha prática médica, tenho usado as essências florais de maneira crescente durante os últimos 17 anos…”(3).

Cada remédio floral trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes remédios (essências florais) está amplamente distribuído pelo mundo numa pequena escala. Eles são excelentes para o autocuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito.”(4).

(1) International Health Conference, World Health Organization – WHO, 1948.

(2) Forbes H A W. Selected Individual Therapies; em Bannerman et al., Traditional Medicine and Health Care Coverage, World Health Organization – WHO, 1983.

(3) Bannerman et al., Traditional Medicine and Health Care Coverage, World Health Organization-WHO, 1983).

(4) H. A. W. Forbes, Selected Individual Therapies; em Bannerman et al., Traditional Medicine and Health CareCoverage, World Health Organization – WHO, 1983.

(*) Aconselha-se o acompanhamento por um terapeuta floral para a correcta utilização dos florais originais de Bach. Nunca substituir ou interromper um tratamento médico sem acordo do mesmo.